16/06/2014

Dicas de segurança no trânsito

Olá, este é meu primeiro artigo no blog, e achei que o assunto segurança seria a melhor maneira de começar.

No nosso dia a dia, sempre ficamos sabendo de acidentes bobos com amigos, colegas, amigo do amigo, vizinho...enfim. Dai, rola aquela perguntinha "como aconteceu", e dai nos surpreendemos com as respostas.
Muitas destas, nitidamente, falta de pericia, conhecimento, abuso e falta de atenção.


Por isso, resolvi colocar aqui algumas dicas de segurança no trânsito. Mas, precisamos também ter ciência da segurança individual e manutenção preventiva da motocicleta. Pois bem, vamos direto aos assuntos...


Sobre o nosso equipamento, faça questão de usar. Hoje, existem muitas empresas no mercado, e muita coisa pra nos proteger, não tem desculpa pra não usar, de jaquetas de verão, inverno, frio extremo, segunda pele, de faixa de custo baixo, médio e alto. Futuramente, tentarei escrever algo mais específico sobre cada um dos itens de segurança.


Primeiro, o capacete. Dê preferencia para capacetes fechados, se for usar em rodovias, dentro da cidade, o capacete aberto é mais comodo, se for no verão. Hoje existem alguns capacetes escamoteáveis no mercado que são tão seguros quanto os fechados.

Segundo, a Jaqueta. Dê preferencia as de cordura ou couro, com proteções nos ombros e cotovelos.
existem milhões de modelos no mercado. Uma boa dica para impermeabilizar sua jaqueta e calça é o uso de um produto em spray, vendido em lojas de materiais para casa, ele é usado para impermeabilizar sofás, colchões e estofados de automóveis. Funciona nas jaquetas de cordura.

Terceiro, as luvas e botas. Segue o mesmo caminho...existem várias marcas e modelos. O uso da luva é muito importante, pois em caso de queda, é instinto do ser humano querer se apoiar ou segurar em algo para não cair, e arde uma barbaridade para limpar os arranhões do asfalto...
As botas protegem os pés e com o cano alto, protegem nossos tornozelos. É importante também esses acessórios no verão, acidente não escolhe época do ano pra acontecer.

E por fim, o uso da calça. Nunca pilote de bermuda ou short... em 80% dos acidentes com moto, os ferimentos são nos membros inferiores. hoje existem calças jeans com proteções nos joelhos e quadril, como também nas de cordura.


Bom, por enquanto é isso, espero ter ajudo em algo. boas estradas!



Um comentário: