18/08/2014

Gasolina Comum, Aditivada ou Podium?

Olá Galera!

Vou falar hoje um pouco sobre gasolina, e tentar passar alguma informação a voces, já que existe um grande dilema quando chegamos na bomba de combustível.

Comum ou aditivada? O que devemos saber é que a gasolina comum e a aditivada são basicamente a mesma coisa,  o  nível  de  Octanagem delas são iguais. A única diferença da aditivada para a comum é o pacote de aditivos, que visam manter o motor limpo.


E o que é Octanagem?

Octanagem ou índice de octano é o índice de resistência à detonação de combustíveis usados em motores. Então, uma gasolina de octanagem 87 apresenta resistência de detonação equivalente a uma mistura de 87% de isoctano e 13% de n-heptano. A octanagem não tem correspondência com a qualidade do combustível. Porém, motores mais potentes exigem maiores compressões e, por consequência, combustíveis mais resistentes à ignição espontânea. Potência e rendimento ótimos são sempre obtidos a partir de combustíveis de octanagem compatível com o projeto do motor.


Para a regulagem do índice de octano, podem ser utilizados aditivos, tais como o tetraetilchumbo Pb(C2H5)4 e o tetrametilchumbo, Pb(CH3)4, adicionados em quantidades de 0,08 à 0,09 cm3 por litro.


OBS.: Essa explicação só vale para motores de alto desempenho, onde uma gasolina comum pode gerar a detonação (a conhecida batida de pino), uma moto de baixa cilindrada, com gasolina de alta octanagem não terá mudanças no desempenho, apenas, terá mais proteção contra a detonação.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Octanagem

Fonte: Veja / 2003
Ah! então é melhor! Sim, se voce adquiriu um veiculo zero km e sempre usar Gasolina Aditivada, sim, ela ira manter o sistema limpo por mais tempo, protegendo e no fim prolongando a vida útil do sistema.

Comprou de segunda mão e não tem ideia de como era antes? Nestes casos o melhor é que voce faça uma boa revisão e a limpeza adequada de todo o sistema e a partir dai começar o uso da Gasolina Aditivada.

Usando sempre Gasolina Aditivada, voce levará muito mais tempo para precisar fazer uma limpeza de carburador ou corpo de injeção, ou mesmo abrir o motor por excesso de borra no cabeçote / pistão. Ou seja, com Gasolina Aditivada, sua moto vai ficar parada para manutenção menos. O que significa uma economia indireta de dinheiro e principalmente de tempo, já que a moto estará mais tempo disponível para uso.


Caso voce opte por usar somente a gasolina aditivada ou as gasolinas especiais, o melhor é fazer uma bela geral no sistema, e fazer uma troca gradativa, na primeira vez use 50% da Comum e 50% Aditivada, na próxima já pode completar o tanque somente com a Aditivada. Converse com seu mecânico de confiança sobre o assunto, ele poderá de dar boas dicas e acaba que no fim voce sai ganhando!

Lembrem-se também, existe um processo de nacionalização dos veículos quando eles entram em nosso país, se adéquando as nossas condições, quer dizer a rodar com nossa gasolina, é feito um re-mapeamento da injeção e em alguns casos, trocam alguns componentes por conta da oxidação gerada pelo álcool Anidro que contem na Gasolina, uma boa é dar uma olhada no manual do fabricante...

Bom então vou usar gasolina Podium ou Premium... Ok, se voce manter sempre a gasolina Premium/Podium, sim, trara algum benefício a longo prazo já que seu sistema se manterá limpo por mais tempo, e se seu motor tiver uma taxa de compressão superior a 10:1 ( futuramente escrevo sobre taxa de compressão ) pode te dar algum rendimento melhor em performance, mas nada de outro mundo...se for para uso em baixas rotações ( dentro da cidade, por exemplo ) você verá benefícios a longo prazo, mas também somente se voce manter o uso constante, uma vez por mes não resolve nada...
Mesmo que o seu motor tenha uma taxa de compressão menor do que 10:1, voce pode sim usar a gasolina Podium/Premium, não irá prejudicar em nada seu motor.

OBS.: Para motos com motores de alta taxa de compressão, as marcas costumam indicar que o usuário use sempre Gasolina de alta Octanagem.
A BR anunciou a algum tempo que a sua Gasolina Comum e Aditivada estão com nova fórmula, com baixíssimo nível de enxofre.

Em estradas, onde mantemos rotações elevadas, o melhor seria o uso de Gasolinas com alta octanagem, pois nesta condição se exige mais do motor, e a possibilidade de detonação seria maior, por isso a proteção da maior octanagem seria bem vinda.

Também porque vai saber a qualidade do que encontramos pelas estradas em postos de bandeiras duvidosas...Uma dica valiosa é manter a frequência de abastecer no mesmo posto, onde voce confie que a gasolina não esta adulterada... 


Espero ter ajudado!



Boas estradas!

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