05/11/2014

A histórica Route 66

Boas Galera!

Mais um pouco de história... 

O sonho de todo motociclista
Embora nos E.U.A a Highway 66 oficialmente não exista mais, você ainda pode "começar a dar alguns passos e divertir-se" no trajeto que levou os Estados Unidos em construir outras rodovias mais seguras, modernas e com novos recursos.


A Rota 66 estendeu-se desde Chicago até Los Angeles. Atravessou grande parte do meio-oeste americano, grandes planíciese o sudoeste. Com 2.448 milhas ( 3940km ) é um dos ícones essenciais da America, considerada "mother road" ou "main street", tanto para os americanos
quanto para outros povos no exterior. Ela representa uma multidão de ideias: liberdade, migração ocidental, a solidão e o sofrimento do coração americano. 
A estrada foi aberta em 11 de novembro de 1926 e inaugurada oficialmente em 1928, com o nome de Will Rogers Highway, muito embora a maior parte do percurso tenha sido pavimentada décadas mais tarde, logo capturou a imaginação da America. Porém foi declarada extinta do sitema viário americano em 27 de junho de 1985, portanto não existe mais.

John Steinbeck, em seu romance de 1940 "Grapes of Wrath", narrou a migração ao longo da Rota 66 de milhares de agricultores deixando a região chamada de "Dust Bowl" ou "Bolsão de Poeira" — formado pelos Estados de Kansas, Oklahoma, Texas, e Colorado — durante a Grande Depressão, tentando chegar a uma terra melhor, na California.

Mais tarde, esses agricultores ao longo da estrada tornaram-se um pouco mais dispostos e otimistas em sair na busca de novas terras. Provavelmente pela mais famosa canção tributo do músico Bobby Troup, que praticamente intimou os ouvintes a "darem os seus passos na rota 66", "get your Kicks on route 66" interpretada por Nat King Kole.

Existe atualmente como uma "Histórica Rota 66", sendo reconhecida pelo governo norte-americano por sua importância cultural, histórica e turística. A construção das novas vias de trânsito rápido desviou das 217 cidades localizadas às margens da Rota 66 não só o trânsito, mas também o dinheiro que os viajantes deixavam no comércio local, fazendo com que elas ficassem esquecidas por mais de 10 anos após a sua desativação. 

Foram tempos difíceis, até que surgiu a idéia de convencer as pessoas a relembrarem do sentimento de liberdade idealizado pelos jovens americanos das décadas de 50 e 60, que em seus Cadillacs e motos Harley-Davidson, aventuravam-se pelas estradas em busca das praias do Pacífico, deixando de lado os costumes conservadores da costa leste dos E.U.A, à procura da ensolarada e liberal Califórnia.

Depois de ler " On the Road, Bob Dylan arrumou sua mochila e foi viajar pelos Estados Unidos. Outros músicos conhecidos também disseram que a obra de Jack Kerouac mudou sus vidas e, certamente influenciou suas composições. Havia um programa de TV na década de 60 chamado de "Route 66", que apresentava dois jovens a explorar as estradas da América. \apesar de Jack Kerouac mencionar apenas rota 66 brevemente em seu livro, On the Road adquiriu uma aura e carisma no movimento Beatnik, "aventura e busca ao novo" na travessia desses novos campos do país.

Um convite a se jogar na estrada
Entre as atrações estão diversos museus e parques como Zyon Natonal Park e o Grand Canion. Uma das atrações as margens da rodovia é o Cadilac Ranch. A estrada também é berço do primeiro Motel e doprimeiro McDonald's do mundo, e foi cenário de filmes como Easy Rider e Bagdad Café. A rota 66 foi a primeira estrada, considerada a mãe das estradas americanas, assim muitas cidades nasceram e cresceram de tal forma, que engoliram a rota 66, tornando-a em importantes vias urbanas. 

Vista aérea do Grand Canyon
Na década de 1980 pelo envelhecimento da estrada, a mesma foi desmantelada, devido a que grande parte de sua extensão havia sido coberta ou distribuída ao redor por outras novas estradas nacionais mais largas, portanto mais seguras e modernas.

No deserto há trechos totalmente em ruínas, outros trechos são becos sem saída, algumas cidades foram abandonadas e tornaram-se cidades fantasmas, salvo em alguns estados por esforços de alguns voluntários saudosistas, estão recuperando algumas pequenas fachadas e neons, mantendo a ideia inicial da Rota 66 viva, assim os milhares de apaixonados e investigadores até os dias atuais continuam a seguir os restos da estrada de Chicago a Los Angeles.

Aqui neste link tem outras dicas e algumas curiosidases.




É isso...


Boas Estradas!


Agradecimentos ao Sr. Wilson
fonte:  Histórica Rota 66 e Wikipédia

Um comentário: