14/12/2015

Fadiga - Um inimigo invisível

Boas Galera!

Já havia falado sobre isso a algum tempo atrás, mas com a chegada desta época em que ficamos contando nos dedos os dias se passarem para que possamos pegar nossas motocicletas e curtirmos aquela merecida férias, aproveitar o Fim do Ano e o Natal para visitarmos nossos amigos e familiares que não estão por perto fica este alerta. Muito cuidado nas estradas e cuidado para que a fadiga não prejudique sua segurança e sua viagem...por este motivo vou falar um pouco sobre este nosso inimigo...

pilotar sem dormir o suficiente pode ser como andar embriagado
A verdadeira causa de muitos acidentes de fadiga é a privação do sono. Não se trata apenas de quanto tempo é a sua viagem, mas também de quanto sono você teve nas noites anteriores que antecederam a viagem e da hora do dia que você está pilotando. Pilotando com sono ou ter dormido mal ou pouco pode ser como andar embriagado. 


Fadiga prejudica sua capacidade de realizar funções críticas e essenciais de pilotagem resultando em:

Tempo de reação mais lento - A fadiga afeta a sua capacidade de reagir rapidamente, da mesma forma que o álcool faz. De fato, permanecer acordado por 17 horas tem o mesmo efeito sobre a sua capacidade de condução como tendo uma concentração de álcool no sangue de 0,5 (já chegando no limite de sóbrio para eufórico, lembrando que cada individuo reage de uma maneira). 

Falta de concentração - A sua memória de curto prazo e capacidade de processar informações é significativamente diminuída quando a sonolência aumenta. Isso significa que os erros de cálculo entre velocidade e distâncias são muito mais comuns. 

Redução de vigilância - Pilotos fadigados são mais propensos a tentar evitar perigos, com isso relaxam seus esforços e em situações que exijam uma gradatividade considerável acabam falhando, uma delas, desacelerando muito lentamente para evitar a colisão com um veículo à frente.

A fadiga é um dos principais contribuintes para acidentes fatais, e é suspeita de ser a principal causa de acidentes rodoviários com fatalidade. A maioria dos acidentes relacionados à fadiga ocorreram durante as horas de sono normais, e quanto mais grave foram os acidentes, o mais provável é que o motorista ou os motoristas estavam cansados. 

A fadiga é atribuída como um fator provável em quase um terço dos acidentes envolvendo um único veículo em áreas rurais, mas muitas pessoas acreditam que a fadiga é apenas um problema para os pilotos e motoristas de longas distâncias, ou que é um problema que se desenvolve durante a viagem. A verdade é que as pessoas não se cansam montadas pilotando, já estão cansadas quando sobem na moto. Longas horas, trabalho por turnos, falta de sono e funções que exigem muito fisicamente se tornam preços a se pagar.




Sintomas de fadiga 



A fadiga é fácil ser detectada. Alguns dos sintomas mais facilmente reconhecidos incluem:

Bocejar;

Dor nos olhos ou senti-los pesados;

Tempos de reação mais lentos; 
Ter a sensação de que está sonhando ou não concentrando-se na pilotagem; 
Viajar variando velocidade de cruzeiro para cima ou para baixo;
Impaciência;
Rigidez nos músculos e cãibras;
Outros sintomas incluem perda de motivação, dificuldade de concentração e a deterioração do juízo.

Batendo a fadiga 

Pilotar com fadiga não é como outro perigos. Ele vem de repente. Engana-se se voce acha que irá controlar ele...principalmente o sono. Ao contrário do que se diz respeito a segurança viária, beber e pilotar e excesso de velocidade, o cansaço não é um crime, mas pode ser tão fatal quanto eles. No entanto, como beber e pilotar ou dirigir e exceder os limites de velocidade, andar quando você está cansado é uma questão de escolha. Faça o certo.

Aqui estão alguns passos sobre como você pode evitar ficar cansado:

Tenha uma boa noite de sono antes de ir em sua viagem;

Não viajar por períodos maiores do que oito e dez horas em um único dia;

Faça pausas regulares - pelo menos a cada duas horas ou 150 km's;

Não beba álcool antes de sua viagem, nem mesmo na noite anterior. Não consuma bebidas alcoólicas e saia pilotando, nossa percepção de espaço/tempo muda e podemos causar um acidente. Além de junto com uma noite mal dormida por exemplo, mesmo que uma pequena quantidade pode contribuir significativamente para aumentar a sua fadiga;

Não viajar nos horários em que normalmente voce esta dormindo;

Faça uma pausa e se possível cochile por ao menos 15 minutos, se você sentir que está ficando sonolento.



Espero ter ajudado...



Boas Estradas!

fonte: www.spokes.com.au


Um comentário: