05/12/2016

Equipamentos de Segurança: Luvas

Boas Galera!


Vamos hoje dar uma olhada nas nossas luvas de pilotagem. Muita gente ainda não tem este habito de usa-las, mas saiba o quanto elas são importantes para uma pilotagem segura e confortável. 


Elas nos protegem de receber os raios solares diretamente nas mãos, que pode a longo prazo trazer algum tipo de doença de pele, na chuva protege dos pingos de chuva (pra quem ainda não pegou uma chuva sem luva fique sabendo que dói bastante os pingos de chuva atingindo sua mão a mais de 50 km/h), não deixa nossas mãos escorregarem devido ao suor ou chuva, e no frio que nossos dedos congelem ao ponto de termos problemas circulatórios e perda da sensibilidade.


Em caso de queda, o ser humano por razões de instintos de sobrevivência e proteção, a primeira reação será a de colocar a mão para aparar o corpo em uma tentativa de não cair, por tanto se estiver sem luvas as consequências podem ser bem graves. Não temos desculpa, como todos os outros acessórios, existem uma infinidade de marcas, produtos e finalidades, de luvas de verão, até luvas para frio extremo, passando por todas as categorias do motociclismo, da terra as pistas. Ao adquirirmos uma luva, precisamos que ela forneça proteção as nossas mãos e pulsos sem que reduza a nossa capacidade de operar os controles da motocicleta.

Como já mencionamos anteriormente, elas também passam por testes que obedecem a CE EN 13594, que garantem sua qualidade. Existem poucos modelos disponíveis no mercado e difíceis de encontrar que tenham esta CE, por tanto escolha bem o material e o acabamento da luva que for adquirir, evite andar sem elas.



Uma luva precisa fornecer ao menos, 2,5 segundos de resistência à abrasão em um acidente, para tanto, o couro deve ser de pelo menos 0,09 mm de espessura para proporcionar uma proteção suficiente e adequada. As luvas de tecidos devem ter proteções adequadas na parte inferior para nos proteger de acordo, geralmente são áreas de contato com materiais mais resistentes que o da confecção da luva em si.

Luva com finger-bridge entre o dedo
mindinho e anelar para evitar fraturas
As luvas devem ficar confortáveis, com sua mão aberta, não deve sobrar muito tecido livre na ponta de cada dedo. Verifique por garantia que o material não fique "dançando" em sua mão quando você pega o guidão. Luvas impermeáveis são as melhores, pois evitam que em caso de chuva seus dedos percam a sensibilidade e comprometa sua segurança devido a queda de temperatura.

O ideal é que as luvas cubram toda a sua mão e punho, que tenham proteção de impacto nas costas das mãos e dos dedos, esta proteção deve ser uma superfície dura concebida para espalhar o impacto de um golpe. Não se deixe enganar pelo estofamento macio, que é apenas para o conforto. O dedo mínimo é muitas vezes o primeiro ponto de contato com o solo. Em algumas luvas (Racing principalmente) existe uma membrana entre o dedo mínimo e o anelar que pode impedir que ele seja torcido e quebrado com o seu peso numa torção. Observe se elas tem pelo menos uma costura escondida como reforço.

Resultado de imagem para luva alpinestars gore-tex
As luvas devem ser fixadas na parte interna dos pulsos para prevenir que os velcros se abram em contato com a superfície da estrada em caso de queda, evite objetos duros, como fivelas, botões ou pinos que podem ferir você nos fechos. Luvas que são fixadas sem fechos ou velcros poderão ser arrancadas de sua mão em um acidente. Melhor evitar certo? E o mais importante de tudo, verifique se você pode operar todos os controles da motocicleta, segurar firme no guidão e ajustar a sua viseira, enquanto vestindo elas.




Resultado de imagem para luva alpinestars gore-tex
Espero ter ajudado!



Boas estradas!!!



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