21/02/2017

Equipamentos de Segurança: Calças

Boas Galera!




As pernas são a parte do corpo mais provável para sofrer um impacto em um acidente, portanto, a chave para a redução dos danos é ter material que não será arrancado de você caso você deslize na superfície da estrada, e nem ser facilmente cortada ou rasgada por objetos pontiagudos em um acidente.


Como já vimos em post anteriores, as normas europeias definem critérios de desempenho de resistência para a abrasão, corte, rasgo ou estourar, específicos para roupas de motociclistas. Estes testes podem fornecer orientações úteis mesmo para avaliação de produtos de outros países onde as normas da UE não são aplicadas.



a Normativa EN 13595 é a única maneira de ter certeza que o desempenho do vestuário foi testado. Procure-o na peça que lhe interessar, ele é quem diz que está em conformidade com a norma europeia para jaquetas, calças ou macacões. Há relativamente poucos produtos com marcação CE disponíveis, mas os números estão aumentando, o mínimo é que estas peças sigam os dados iguais aos das jaquetas.

O couro tem qualidades naturais a resistência para abrasão, corte, rasgo e estouro para proteger um piloto em uma queda, no entanto nem todos os couros para roupas são iguais. O desempenho depende do tipo e da qualidade do couro e da construção da peça. No caso de peças para motociclistas, o mais comum é o couro bovino, e o couro de canguru é mais maleável e resistente.

como tudo, os modelos têxteis modernos são muito competitivos com o couro. Eles podem proporcionar uma melhor proteção contra as intempéries, em adição a ter elevada resistência à abrasão, mas a sua construção pode ser crítica. Os produtos eficazes de tecido têm de ser constituído por camadas de materiais diferentes, cada um realizando uma função diferente (proteção contra as intempéries climáticas, resistência à abrasão, etc). Uma única camada de material resistente à abrasão não irá proporcionar a proteção equivalente a uma peça de couro.


O jeans começou a ser fabricado em 1872 em Nimes, na França. O nome “tecido de Nimes” acabou sendo abreviado por apenas “denim”. No começo quem importava esse tecido era a Itália, para confeccionar os uniformes dos marinheiros que trabalhavam no porto de Gênova. Esses genoveses, chamados de “genes” pelos franceses, acabaram também ganhando apelido dos norte-americanos, que os apelidaram de “jeans”.

Os rebites de reforço foram patenteados em 1873 por Levi Strauss e Jacob David. As tachinhas de cobre foram utilizadas para dar uma maior resistência aos bolsos que não estavam resistindo ao peso colocado neles. Os pontos críticos das calças foram reforçados, tornando-as mais duráveis e a roupa mais usada pelo mundo todo. Hoje já existem fabricantes nacionais que produzem roupas em jeans com espaços para inserir proteções especiais para motociclistas. A HLX é um bom exemplo.



O Jeans têm muito baixa resistência à abrasão, eles vão durar 0,6 segundos em contacto com a superfície da estrada, em comparação a no mínimo 4,0 segundos exigidos pela norma da UE. De um modo geral, evite desenhos feitos de muitos painéis diferentes com muitas emendas. Quanto menos junções e costuras, melhor, porque eles são os pontos mais prováveis ​​de se abriu com o impacto ou quando deslizar ao longo da estrada.



Os painéis para o conforto e malhas de ventilação não devem estar localizados em áreas de impacto elevado ou muito expostos. Evite cintas ou bolsos externos, que possam ser descolados ou bandas de cintura elástica, que permitem que as calças possam ser puxadas facilmente para baixo ao deslizar em toda a superfície de uma estrada. E atente-se para objetos duros, como botões, fivelas ou pregos particularmente em áreas expostas e pontos de impacto.

Analise bem as costuras de divisões em áreas de impacto expostos e altas, elas devem ter duas ou três linhas de costura, e pelo menos uma linha da costura nessas áreas deve ser protegida por uma camada de material, no caso de todas as costuras estarem expostas, elas podem ser desgastadas sobre a superfície da estrada e assim se abrir facilmente.

Camadas adicionais devem ter costuras duplas e devem ser colocadas na parte superior da camada protetora principal - não inserido como uma secção dupla separada, que pode ser arrancada. Verifique dentro e sentir através do material para garantir que não haja uma lacuna na camada protetora principal.

Todos os botões e fivelas devem ser protegidas contra o risco de exposição em um acidente. Fechos não devem ser utilizados nos altos pontos de impacto e de exposição. Quando utilizados zíperes, eles devem ser cobertos com um retalho de material em ambos os lados para evitar o contacto com o corpo do condutor ou a superfície da estrada em um acidente.

Tiras no tornozelo evitam que as calças se movimentem para cima, e este é um item que não se tem em nossas calças, e sabemos que as calças acabam subindo e deixando uma parte da perna em exposição, mas é facilmente colocado por uma costureira de sua confiança. eles devem fixar no interior dos tornozelos para evitar a fixação de ser arrancada em um acidente.

Metade de todas as vítimas têm lesões no joelho. Protetores de impacto só podem ser eficazes se ficarem no lugar correto. Verifique o quão bem eles são mantidos no lugar para protegê-lo. As calças devem ser aderentes, mas confortáveis de usar quando em posição de pilotagem. E certifique-se que você pode andar e se movimentar livremente, você pode abaixar-se para pegar suas chaves se elas caírem?

As calças na parte de trás geralmente tem um zíper de conexão para fixar sua jaqueta, o ideal é ter o conjunto jaqueta x calça da mesma marca, para facilitar esta junção. Caso não seja possível, elas já veem com um zíper completo que pode ser costurado a sua jaqueta ou vice e versa para fixar o conjunto. Vale lembrar que todas estas dicas valem para os macacões. as normas técnicas são iguais e seguem as mesmas EN's.


Quer ler todas as matérias? Segue abaixo os links:


Normas Européias Pt.1 e Pt.2




Espero ter ajudado!





Boas estradas!

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